A quem possa interessar a idade de alguém senão para identificar e qualifícar uma pessoa juridicamente.
Nunca me interessei por esse detalhe.
Ser atraente, interessante, é ter conteúdo, exalar confiança. Fascinante é a energia, a personalidade, a performace, a individualidade de alguém.
O conjunto de características determina o todo, o valor, a essência daquele que se revela aos nossos olhos.
A fala, o discurso, os valores, o humor, o jeito especial, as atitudes nos revelam muito mais que qualquer padrão de beleza ou idade.
O gestual, a formação, a educação formam uma imagem real.
Cronologia não define o valor das pessoas, assim como sua competência e capacidade.
Há pessoas cujo padrão de aparência corresponde ao politicamente correto,e de perto, nos causa decepção. Em contrapartida, outras, fora do padrão tradicional, nos surpreendem, positivamente, a medida que se revelam.
Há jovens, cujo espírito corresponde a um perfil de idade avançada, assim como seus hábitos, conceitos, crenças, próprios de uma geração antiga e até do século passado.
Há maduros, a turma dos enta (cinquenta, sessenta etc) que se destacam pela mentalidade, atuação, hábitos, conceitos jovens, modernos e antenados.
Não há que se definir padrões de jovialidade, energia, inteligência, capacidade,
baseados, tão somente, em cronologia e aparência física. Há muito o que se discorrer sobre essa área.
Há jovens sedentários, vazios, sem energia, sem perspectivas de vida, assim como, senhores e senhoras viçosos, ativos, cheios de vontade de viver, que investem em projetos e curtem a vida.
Idade não é parâmetro.
Não há uma escala de idade cronológica onde sejam definidos a capacidada e a limitação do espaço de atuação de acordo com faixa de idade.
Em áreas variadas vemos o desempenho de pessoas em faixas de idade divesas surpreendendo pela performance, sejam jovens, maduros ou terceira idade. Não cabe comparação nesse vasto universo.
Há pessoas magníficas, surpreendentes, interessantes, atraentes, bonitas, felizes, realizadas, talentosas, encantadoras, inesquecíveis em qualquer faixa de idade.
Que a mentalidade vigente, diante da era tecnológica, na qual vivemos, da globalização, seja igualmente avançada, destituída de preconceitos, limitações, antagonismos, tacanhismos e retrocessos...
Que a nossa visão sobre a vida, seja justa, generosa, abrangente e elevada.
Viver e deixa viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário